domingo, 27 de setembro de 2009

Adaptação para a TV de Helena (1975)


Uma das cenas finais da novela Helena (1975), adaptada por Gilberto Braga do romance de Machado de Assis, com direção de Herval Rossano, para o horário das 18 horas.

Até então, esse horário não tinha um formato muito definido. Iniciado com novelas educativas como Meu Pedacinho de Chão (1971) e Bicho do Mato (1972), e seguindo com as novelas infantis A Patota (1972) e Pluff, o Fantasminha (1975), e o seriado Shazzan, Xerife & Cia (1973-74), Helena iniciou um novo formato de novelas para esse horário: adaptações literárias nacionais para o público juvenil. Helena e a novela seguinte, O Noviço, foram em preto e branco e com apenas 20 capítulos – as novelas seguintes seriam em cores e com mais de 80 capítulos. Assim, a Rede Globo firmava uma grade de programação que duraria uns cinco anos: as novelas da 6 com adaptações literárias; as novelas das 7 eram comédias românticas; as novelas das 8 eram os grandes dramas; e as novelas das 10 eram experimentais e com temas mais adultos.

Nessas cenas do último capítulo da novela, estão presentes os atores Osmar Prado (Estácio), Carlos Duval (Padre Melchior), Lúcia Alves (Helena) e Ida Gomes (Úrsula).

Nenhum comentário: