terça-feira, 31 de março de 2009

Cinema & Literatura: uma mistura que dá certo


Não é de hoje que existem adaptações de belas e consagradas obras literárias para as telas do cinema. É um meio que estimula nossa leitura visual, através de imagens em movimento, e que, quase sempre, desperta em nós a curiosidade de lermos o livro no qual o filme foi baseado, na tentativa de compararmos e até mesmo ratificarmos aquilo a que assistimos. Fazendo isso, corremos o risco de nos apaixonar ainda mais por determinadas histórias, o que nos leva a sentir prazer ao percorrer página por página, tornando-nos, assim, leitores em potencial. Contudo, também pode ocorrer o contrário. A partir da viagem que fazemos pelas páginas dos livros, podemos ser levados a acompanhar o enredo no cinema, porém, a impressão pode aparecer tanto negativa quanto positiva.

Dar vida aos personagens: essa é uma das missões das quais o cinema se propõe a realizar. Trazer para o real aquilo que antes era abstrato, que nossa mente e, óbvio, a mente do autor construíram. Claro que, por haver certas limitações, algumas das histórias que são levadas para as telas do cinema são mostradas para nós de forma resumida, muitas delas perdem até a essência e o encanto que tinham outrora, quando entramos em contato com elas pela prática da leitura. Entretanto, outras ganham um novo fôlego, um vigor a mais ao serem BEM adaptadas, ou seja, de maneira fidedigna, causando em nós um duplo impacto, o de mergulharmos ao longo da literatura desenvolvida e o de nos transportarmos com prazer para o interior dessa projeção física.

Satisfeitos ou frustrados, não importa a maneira com que vimos aquela história que nos marcou sendo apresentada no cinema, o que verdadeiramente importa é o despertar de nosso senso crítico e sermos capazes de fazer analogias, em todos os sentidos, por meio de nossas leituras...

Nenhum comentário: