quarta-feira, 18 de março de 2009

Ler é Atribuição de Sentidos


Desde os nossos primeiros anos de vida, temos por companhia, ou deveríamos ter, as letras. Símbolos que, com o passar dos anos, aprendemos a decodificar; porém, a maioria das pessoas chega à idade adulta sem conseguir decifrar tais códigos, sem a intimidade que se faz necessária para a compreensão. Não estamos falando apenas daqueles que nunca tiveram a oportunidade de aprender a ler, mas também daqueles que olham a leitura como algo mecânico. Leem apenas por hábito ou por obrigação, e não conseguem captar as ideias que se escondem por trás das palavras, nas entrelinhas de um texto.

Nossas escolas estão repletas de alunos que sabem ler e escrever; no entanto, não sabem interpretar. Não falamos de textos complexos, mas sim dos simples textos didáticos, os quais, mesmo assim, causam confusão nos educandos. Por que isso acontece? Podemos citar vários fatores, como, por exemplo, a falta de incentivo por parte da família, a existência de professores mal qualificados, uma metodologia de ensino errônea, dentre outros. Podemos dizer, ainda, que a causa seja até mesmo uma questão cultural.

O que precisamos entender é que, se desde pequenos somos obrigados a ler, vamos crescer com uma péssima visão sobre a leitura. Portanto, ao invés de jogarem um livro qualquer em nossas mãos e esperarem que o leiamos, com data e hora marcadas para terminá-lo, deveriam nos estimular a pegá-lo sozinhos e de uma maneira livre, contudo, o fato é que não podemos esperar que isso aconteça com todos de uma hora para outra, mas seria bem possível começar aos poucos.

A compreensão do que lemos não é difícil, apenas requer prática constante. Prática essa que pode começar com revistas em quadrinhos, panfletos, bulas de remédio, enfim, pois nosso conhecimento é formado, além das experiências, do que aprendemos através das leituras que fazemos, daí, começamos a atribuir sentidos ao mundo que nos cerca, sendo leitores de maneira espontânea ou não... (Roxanne Souza)

Nenhum comentário: