segunda-feira, 20 de julho de 2009

3º Encontro

O 3º encontro do Clube da Leitura ocorreu no dia 04 de julho de 2009, na Casa José de Alencar. A discussão se deu em torno da temática Mulher, com ênfase nos romances Senhora, Diva, Lucíola e A Viuvinha, obras do grande escritor José de Alencar. De início, houve uma cordial confraternização entre os presentes por meio de um café-da-manhã, seguido da formação do círculo de leitura.



A discussão teve início com uma rápida leitura sobre a vida e obra de José de Alencar. Em seguida, discutiu-se os diferentes aspectos de cada uma das obras sugeridas, com destaque para as que traçam o “perfil feminino” do século XIX. Dentre esses aspectos, o “amor” foi a tônica do debate, nas diferentes maneiras em que foi abordado nessas obras e, também, nas características das protagonistas de cada romance.


Foram levantadas questões polêmicas inerentes a cada romance, como, por exemplo, se o amor que Aurélia, em Senhora, sentia por Seixas justificava todo o seu desejo de vingança no decorrer da história, ou se as atitudes de Mila, em Diva, realmente condiziam com seus sentimentos para com Paulo, ou se seria possível alguém com a vida que Lúcia levava, em Lucíola, passar por um verdadeiro processo de redenção, ou, ainda, se o reencontro entre Jorge e Carolina, em A Viuvinha, após uma farsa em plena noite de núpcias, poderia mesmo resultar em um final feliz.


Várias comparações foram feitas entre Essas Mulheres ao se discutirem fatos que levavam cada uma a agir de maneiras semelhantes e distintas ao mesmo tempo. Ao serem comparadas, observou-se o contexto de suas atitudes na época em que se desenrola a história, bem como, trazendo para os dias de hoje, o modo como cada uma lidava com os “golpes” e com as “recompensas” da vida.

Outro ponto central discutido foi o fato de haver uma sutil, mas brilhante, intertextualidade dentro dessas obras. Nota-se que Alencar foi desenvolvendo e aperfeiçoando o modo de agir de “suas mulheres” à medida que o espaço de expressão das mesmas era cada vez mais restrito na sociedade da época.



Para dar dinâmica à discussão, as alunas Kathwry Moraes, Magna Gadelha, Vanessa Noronha e Bárbara Fernandes, todas do Curso de Biblioteconomia da UFC, “incorporaram” as “mulheres de José de Alencar” numa breve encenação de como seria o encontro entre Aurélia, Emília, Maria da Glória e Carolina. Ocorreu como uma espécie de depoimento sobre o que cada uma fizera de sua vida, expondo algumas de suas características mais marcantes e atitudes que as fizeram destaque na sociedade do século XIX.


Em seguida, numa homenagem ao jovem cearense Pedro Henrique, finalista e vice-campeão do Soletrando 2009, houve um campeonato de soletração entre os presentes, no qual foram soletradas palavras exclusivamente retiradas dessas quatro obras (Senhora, Diva, Lucíola e A Viuvinha). O objetivo principal foi o de compartilhar na discussão a linguagem rebuscada inerente às obras de José de Alencar, pois se tratam de palavras aplicadas com maestria em diferentes contextos na diversidade de suas obras.


Foram sorteadas algumas obras de José de Alencar, dentre as que foram discutidas, além do livro Alencar: O Padre Rebelde, do professor e jornalista J.C. Alencar Araripe. Diante de tudo isso, acredita-se que o local foi bem propício para uma rica discussão a respeito dessas obras grandiosas de José de Alencar, deixando em cada participante a vontade para um futuro reencontro em torno de seus romances...




Nenhum comentário: