terça-feira, 1 de dezembro de 2009

6º Encontro

No dia 28 de novembro ocorreu o último encontro de 2009 do Clube da Leitura. Dessa vez, o Clube homenageou os exatos 34 anos de morte do grande escritor Erico Verissimo numa roda de leitura, e a discussão girou em torno de suas principais obras, dentre elas, Fantoches, Clarissa, Noite, Incidente em Antares, Ana Terra e Um Certo Capitão Rodrigo.

Claro que não seria possível abordar em um único encontro toda a riqueza da linguagem usada por Erico em suas obras, mas cada participante deu sua contribuição expondo aspectos que mais chamaram a atenção no livro que escolheu para debater.

Foi bastante discutida a capacidade de Erico em criar personagens com características marcantes, que conseguem envolver o leitor em sua história, e que se completam entre si diante da tamanha intertextualidade que há em sua obra como um todo.


Foram debatidos, também, os variados estilos literários de Erico, indo desde o romance tradicional, como em Clarissa, passando pelo enredo com pano de fundo histórico, caso de O Tempo e o Vento, até chegar à denúncia “camuflada” da ditadura militar numa sociedade altamente hipócrita e corrupta, descrita em Incidente em Antares.

Acreditamos que foi mais um encontro que veio a somar conhecimentos acerca da riqueza que é a literatura brasileira e que cumpriu, mais uma vez, o objetivo principal do nosso projeto: disseminar a prática da leitura como uma forma de lazer, e fazer dela uma forma de interação social.

Nenhum comentário: