domingo, 23 de maio de 2010

Os Irmãos Grimm

Inseridos num contexto histórico alemão de resistência às conquistas napoleônicas; os Irmãos Grimm recolhem, diretamente da memória popular, as antigas narrativas, lendas ou sagas germânicas, conservadas por tradição oral. Buscando encontrar as origens da realidade histórica germânica, os pesquisadores encontram a fantasia, o fantástico, o mítico em temas comuns da época medieval. Então uma grande literatura infantil surge para encantar crianças de todo o mundo.

Na tradição oral, as histórias compiladas não eram destinadas ao público infantil e sim aos adultos. Foram os Irmãos Grimm que dedicaram-nas às crianças por sua temática mágica e maravilhosa. Fundiram assim esses dois universos: o popular e o infantil.

Os contos mais famosos são: Cinderela, Branca de Neve, João e Maria, Rapunzel, O gato de botas, A bela e a fera, Os músicos de Bremen, A protegida de Maria, O ganso de ouro, O alfaiate valente, O lobo e as sete cabras, Os sete corvos, As aventuras do irmão Folgazão, Os três fios de ouro de cabelo do diabo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que tal criar um post para divulgar o Twitter da Coordenação de Biblioteconomia Fortaleza?
@BiblioFortaleza.

Sigam!