segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Seminário Os Sentidos da Arte: pesquisas e práticas de acessibilidade em museus e educação

O Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC , Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – CDMAC convida para o Seminário Os sentidos da arte: pesquisas e práticas de acessibilidade em museus e educação, promovido pelo Projeto Acesso (Núcleo de Mediação Sociocultural do Memorial da Cultura Cearense - CDMAC) e pelo Núcleo de Formação em Arte e Cultura do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Como atividade integrante das ações do Projeto Acesso, o Seminário surge dentro do processo de pesquisa iniciado em 2009, para identificar ações e contextos capazes de promover o acesso aos museus, notadamente das pessoas com deficiência, grupo meta do projeto. Com o objetivo principal de promover a formação, o diálogo e a troca simbólica sobre arte, acessibilidade e as distintas vias de comunicação, apreciação e integração que o museu pode oferecer na relação com o público meta, o evento traz debates e atividades que apontam para a discussão sobre conceitos e práticas no campo da educação e da arte inclusiva em sua interface com as práticas museológicas; sobre a inserção deste segmento no processo de produção, circulação e consumo da arte, possibilitando ao mesmo tempo um levantamento da produção artística local das pessoas com deficiência.

Com a participação de artistas e pesquisadores especialistas representantes de universidades brasileiras, o seminário apresenta no formato de palestras e oficinas as pesquisas em arte e práticas educativas inclusivas. Como destaque, o evento conta com a participação de pessoas com deficiência que atuam na área da música, artes visuais e dança.

Parcerias: Associação dos Cegos do Estado do Ceará – ACEC, Laboratório de Inclusão da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS, Sociedade de Assistências aos Cegos – SAC, Instituto dos Cegos, Instituto dos Surdos do Ceará, Comissão de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Fortaleza - COPEDEF.

Coordenação e organização: Projeto Acesso do Núcleo de Mediação Sociocultural e Núcleo de Formação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura



PROGRAMAÇÃO

Dia 24/11
Manhã


8h – Coffee Break - Espaço MIX

8h30 – Abertura
Maninha Morais (presidente do Instituto de Arte e Cultura do Ceará, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura), Valéria Laena (Diretora dos Museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)
Presença de intérprete de LIBRAS

9h – Projeto Acesso do Memorial da Cultura Cearense: Trajetória e experiências inclusivas
Márcia Bitu Moreno (Gerente do Memorial da Cultura Cearense e coordenadora do Núcleo de Mediação Sociocultural)
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Presença de intérprete de LIBRAS

9h30 - Conferência: Acessibilidade comunicacional no espaço museológico: atitudes que quebram barreiras
Francisco José Lima de Almeida - PHD em Psicofísica Sensorial (USP-RP,2001), Licenciado e Bacharel com formação em Psicologia (UNESP-Assis/SP, 1995), tradutor e intérprete (Escola Americana Instituto Mackenzie-SP,1983), professor adjunto no Curso de Pedagogia e em Licenciaturas diversas na Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE); Orientador no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CE/UFPE); Coordenador do Centro de Estudos Inclusivos (CEI/UFPE); Editor da Revista Brasileira de Tradução Visual, ISBN 2176-9656 (www.rbtv.associadosdainclusao.com.br); Certificado em Áudio-descrição pelo Audio Description Project (ADP-USA); Membro Internacional do Tactile Research Group (TRG-USA); pesquisador nas áreas de Acessibilidade e das barreiras atitudinais contra as pessoas com deficiência, principalmente nos ambientes físicos e sociais, no trabalho, na educação e no lazer.
Presença de intérprete de LIBRAS

10h30 - A Expressão Fotográfica e os Cegos – A fotografia como re-construção de outras subjetividades
Fernanda Magalhães - Artista, fotógrafa e professora universitária. Doutora em Artes pela UNICAMP (2008) e especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina/UEL (1997). Docente da Universidade Estadual de Londrina nos cursos de Graduação em Arte Visual (desde 1991) e Especialização em Práxis e Discurso Fotográfico (desde 1998). Membro do Colegiado Setorial das Artes! Visuais junto ao Ministério da Cultura (gestão 2010/2011). Recebeu o VIII Prêmio Marc Ferrez de Fotografia do Ministério da Cultura /FUNARTE (1995) pelo projeto “A Representação da Mulher Gorda Nua na Fotografia”.
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Mediação: Elinalva Alves (Diretora da Associação dos Cegos do Estado do Ceará)
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Presença de intérprete de LIBRAS

Tarde
14h – Oficina 1: Metodologias para apreciação de obras em exposições museológicas para públicos com deficiência visual
Número de participantes: 15
Ministrante - Prof. Dr. Francisco José Lima de Almeida
Público alvo: educadores dos museus do CDMAC, pessoas com deficiência visual e professores
Local: Espaço expositivo do Memorial da Cultura Cearense
Presença de intérprete de LIBRAS

14h - Oficina de Fotografia
Número de participantes: 15
Ministrante: Prof. Dra. Fernanda Magalhães
Público: pessoas com deficiência visual, professores e educadores do CDMAC
Local: Praça Verde
Presença de intérprete de LIBRAS

Dia 25/11
Manhã

9h – Apresentação do Ateliê Experimental
Projeto Acesso
Presença de intérprete de LIBRAS

9h30 - Arte e Inclusão: o começo na Universidade Federal do RS
Cláudia Zanatta - Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora assistente no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cerâmica, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, cerâmica, vídeo, inclusão e arte pública. Atualmente realiza doutorado em Espaço Público na UPV, Espanha e tem desenvolvido pesquisas voltadas ao tema da inclusão e acessibilidade.
Presença de intérprete de LIBRAS

10h30 - Fotografia para Todos - A acessibilidade na Arte
Jaquelina Rolim - Massoterapeuta, tem baixa visão decorrente no seu caso específico, da perda gradual da visão na área central da retina, enxergando apenas com a sua visão periférica. Começou a fotografar a partir das experiências adquiridas no curso básico de Fotografia Digital, promovido pelo SENAC do Crato-CE e após fazer o curso de aperfeiçoamento, ministrado pelo renomado professor e profissional de fotografia, Dimang Kon Beu, radicado em Minas Gerais.
Mediação: Paulo Roberto – (Engenheiro Eletricista, Coord. do Centro de Estudos Dosvox da Sociedade de Assistência aos Cegos, Presidente da Academia de Letras e Artes
da Sociedade de Assistência aos Cegos-ALASAC, Coord. da Rádio Dosvox, Professor Especialista na Área da Deficiência visual, Poeta e Escritor da Academia Metropolitana
de Letras de Fortaleza-AMLEF).
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Presença de intérprete de LIBRAS

Tarde
15h – Oficina de cerâmica
Número de participantes: 15 pessoas
Ministrante: Prof. Dra. Cláudia Zanatta
Público alvo: pessoas com deficiência visual e demais interessados
Local: Praça Verde
Presença de intérprete de LIBRAS

Dia 26/11
Manhã

9h – Apresentação Laboratório de Inclusão
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – João Monteiro (Jornalista, coordenador do LAB/ STDS)
Presença de intérprete de LIBRAS

9h15 – Apresentação do Grupo de dança do ADOC (Abrigo de Jovens e Adultos com Acessibilidade Dificultada Cognitiva) e e dos dançarinos de Forró do Laboratório de Inclusão da STDS RobsonPéricles e Caroline Frota.
Presença de intérprete de LIBRAS

9h30 - Palestra: Inclusão de artistas com deficiência em espaços culturais
Sergio Rotschild – Graduado em História e com formação em educação para deficientes visuais, professor do ensino fundamental da Sociedade de Assistência aos Cegos, membro atuante do Laboratório de Inclusão da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS/CE.
Presença de intérprete de LIBRAS

10h30 – Mesa Redonda – Encontro com a dança - possibilidades de criação do movimento
Silvia Moura – bailarina e coreógrafa com extenso currículo de ação na cidade e no país.
Grupo Acessibilidade Apresenta – com Bia Marques e Lucas Albert, voz e violão
Mediação: João Monteiro
Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Presença de intérprete de LIBRAS

Tarde
15h – Oficina de contação de História em Libras
Número de participantes: 15 pessoas
Ministrante: Vanessa Vidal
Público alvo: pessoas com deficiência auditiva e demais interessados
Local: Capitania das Artes (ao lado da Praça verde do Dragão do Mar)
Presença de intérprete de LIBRAS

Dia 27/11
Manhã

9h – Palestra e oficina Trajetória pragmática, acessibilidade à cultura e arte
José Alfonso Ballestero-Álvarez - Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1999), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2003) e Doutorado em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em desenho, pintura, gravura e escultura, atuando principalmente nos seguintes temas: multissensorialidade e acessibilidade.
Mediação: Camila Alves (Pesquisadora da FUNCAP no Memorial da Cultura Cearense, com formação em Letras e experiência com educação em Museus.)
Local: Mini-auditório do Memorial da Cultura Cearense.
Presença de intérprete de LIBRAS

15h – Oficina Materiais Multissensoriais na Mediação.
Número de Participantes: 15 pessoas
Ministrante: Prof. Dr. Alfonso Ballestero
Público: arte-educadores, professores e artistas.
Local: Mini-auditório do Memorial da Cultura Cearense
Presença de intérprete de LIBRAS




PROGRAMAÇÃO PARALELA

Dia 26 de Novembro, às 17h no Mini-auditório do Memorial da Cultura Cearense acontecerá o espetáculo:
Peça “Miralu e a Luneta Encantada”, texto de Fernando Lira. Direção e Figurino Amindete Aguiar, das 17 às 18 horas.


Contribuição de: Júlio César Costa

Um comentário:

Adm. Maurício Feijó disse...

Legal o blog de vocês.

Façam uma visita ao nosso Blog. Atualizamos semanalmente e sempre tem comentários novos.

http://clubedeleitura-comentarios.blogspot.com/