sexta-feira, 1 de abril de 2011

Encontro de Março




Oi pessoas!
O Primeiro encontro de 2011 do Clube da Leitura foi muito bom. Foi realizado no Sobrado Dr. José Lourenço (como já foi postado aqui). Fica na rua Major Facundo, antigamente Rua da Palma, no centro de Fortaleza, 154. É um lugar incrível, e deixamos a dica de visitação.




Falamos um pouco do lugar.
É a primeira construção do Ceará com três andares. Era o consultório e casa do Sanitarista José Lourenço. Depois foi vários lugares como repartição pública, marcenaria e bordel. Em 31 de junho de 2007 seu espaço é aberto ao público como centro cultural de artes visuais. Lá acontece muitas exposições.


Nosso Discussão foi sobre a escola literária Barroco. 
O Barroco no Brasil tem inicio com o poema Prosopopéia, de Bento Teixeira (1601). Essa escola é caracterizada pela dualidade do individuo, o homem se vê dividido entre os prazeres da vida e a salvação da alma. Um conflito existêncial. Também é visto o abuso de figuras de linguagens e linguagem rebuscada.



Temos como um dos representante dessa Escola, Gregório de Matos. Que foi o foco da nossa Discussão.

Nasceu em Salvador , em 1663. Conseguiu muitos inimigos devido a sua poesia satírica quando estava em Coimbra, Portugal, exercendo magistratura. Voltou para a Bahia.
No Brasil conseguiu o apelido de Boca do Inferno ou Boca de Brasa.
Existia três temas principais em suas poesia: Poesia Religiosa, o autor se mostra envolvido por um sentimento de culpa; Poesia Satírica, faz uma crítica a sociedade; Poesia Erótica, faz uso de palavrões e ambiguidade.

Um comentário:

Razek Seravhat disse...

Nos dias de hoje, também se vê um pouco desta Escola: De um lado um motel do outro um convento. Seria o sagrado e o profano?