domingo, 11 de setembro de 2011

Arcadismo

No sábado dia 07 de Maio, tivemos nosso segundo encontro desse ano. Um encontro gostoso e prazeroso feito em meios a textos, livros e poemas referentes ao Arcadismo.
Aconteceu no Centro de Referência do Professor, que já foi o antigo Mercado da Farinha, depois o Mercado Central.
Os participantes seguiram nosso sugestão de autor e trouxeram vários pontos de vistas do livro: Marília de Dirceu. Lemos em conjunto a Lira II. Abaixo segue um trecho:

Pintam, Marília, os Poetas

A um menino vendado,
Com uma aljava de setas,
Arco empunhado na mão;
Ligeiras asas nos ombros,
O tenro corpo despido,
E de Amor, ou de Cupido
São os nomes, que lhe dão.


Porém eu, Marília, nego,

Que assim seja Amor; pois ele
Nem é moço, nem é cego,
Nem setas, nem asas tem.

Ora pois, eu vou formar-lhe

Um retrato mais perfeito,
Que ele já feriu meu peito;
Por isso o conheço bem.

[...]
Marília, estão misturadas

Purpúreas folhas de rosa,
Brancas folhas de jasmim.

Dos rubins mais preciosos

Os seus beiços são formados;
Os seus dentes delicados
São pedaços de marfim.

Mal vi seu rosto perfeito

Dei logo um suspiro, e ele
Conheceu haver-me feito
Estrago no coração.

[..]
Tu, Marília, agora vendo
De Amor o lindo retrato,

Contigo estarás dizendo,
Que é este o retrato teu.

Sim, Marília, a cópia é tua,

Que Cupido é Deus suposto:
Se há Cupido, é só teu rosto,
Que ele foi quem me venceu.

Nenhum comentário: