quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Quincas Borba

Rubião, um ex-professor do primário de origem humilde, tem sua vida transformada radicalmente quando se torna herdeiro da fortuna do filósofo Quincas Borba após a sua morte. Porém, este lhe deixa uma condição: cuidar de seu cão, que também se chama Quincas Borba. Disposto a melhorar sua vida com a herança, muda-se da cidade de Barbacena, em Minas Gerais, para o Rio de Janeiro, então capital do Império. Durante a viagem, conhece o casal Sofia e Cristiano Palha, que se tornam seus amigos. Mas há segundas intenções dos dois lados: Cristiano procura aproveitar-se da ingenuidade de Rubião, que não hesita em emprestá-lo dinheiro para financiar seus negócios. Já Rubião se apaixona perdidamente pela mulher de Cristiano, Sofia, que o estimula, mas ao mesmo tempo o rejeita. Gastando a herança desordenadamente e sofrendo com uma paixão não-correspondida, Rubião enlouquece e volta à miséria de sua origem, abandonado por aqueles a quem considerava seus amigos, menos por seu cão. No auge da loucura, Rubião morre coroando-se imperador, pois achava ser Napoleão III. O cão também morre, triste pela falta de seu dono.


Personagens principais:

Quincas Borba – Filósofo tido como louco. É adepto da doutrina do humanitismo, já demonstrada em Memórias Póstumas de Brás Cubas. Torna-se amigo de Rubião após casar-se com sua irmã, já falecida. Como forma de agradecimento por este lhe ter dedicado cuidados e atenção a seus ensinamentos, deixa-o como herdeiro de sua fortuna e do seu fiel cachorro.

Quincas Borba (2) – Cão de estimação tanto de Quincas Borba (que lhe deu seu nome) quanto de Rubião, mostra-se fiel e amável com ambos. Rubião até pensa que o cão recebeu a alma do filósofo depois de sua morte, devido a suas atitudes. Provavelmente, representa a animalidade ou o instinto do homem.

Rubião – Ex-professor que ensinava no primário em Barbacena, interior de Minas Gerais. De origem humilde, muda de vida radicalmente quando conhece Quincas Borba, tornando-se seu herdeiro. Mostra descontrole sobre a fortuna, além de se mostrar ingênuo. Apaixona-se pela mulher de seu mais novo amigo, Cristiano Palha.

Cristiano Palha – Conheceu Rubião numa viagem e imediatamente tornou-se seu amigo íntimo, chegando até a apresentá-lo a várias pessoas da sociedade do Rio de Janeiro. Esperto e desonesto, procura explorar a ingenuidade do novo amigo e se torna até gestor de sua herança.

Sofia – Mulher de Cristiano Palha. É cobiçada por Rubião e por outros homens devido a sua beleza. Anima Rubião por se mostrar carinhosa, a mando do marido, mas ao mesmo tempo, rejeita-o. Mostra-se esperta e fiel ao marido, mas fica incomodada com o assedio de Rubião.

por Rodrigo Rocha (aluno do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará).

Um comentário:

Cláudia disse...

..."Torna-se amigo de Rubião após casar-se com sua irmã, já falecida."...
Bom pelo que li,Quincas Borba não chegou a se casar com Maria Piedade,pois ela era muito acanhada,e logo uma pleuris a levou.
Adorei o site o resumo está ótimo, me foi de grande ajuda.