sábado, 10 de outubro de 2009

12 de Outubro: Dia Nacional da Leitura

Quando falamos sobre leitura a primeira coisa que deveríamos fazer é indagar: O que é leitura? Para que serva a leitura? O que podemos ler? Como podemos ler? O que a leitura representa na nossa profissão? O que a leitura representa para o nosso país? O que a leitura representa na nossa vida? Quais as nossas práticas leitoras?


Não temos as respostas prontas, até por que as respostas estão em cada um de nós, na maneira como encaramos a vida e o que esperamos dela. Contudo, a história da leitura, da escrita, dos leitores e de seus modos de produção aponta a leitura como um importante fator para o fortalecimento e o desenvolvimento cultural, político, educacional e socioeconômico de qualquer nação.

Na sociedade atual, embora se verifique um enorme avanço tecnológico, podemos observar que a educação brasileira não tem obtido a qualidade almejada, haja vista as dificuldades constatadas com relação ao processo de formação do leitor como base para a construção de um indivíduo crítico, reflexivo e criativo, capaz de contribuir para a (re)construção da sociedade em que vive e exercer o seu papel de cidadão ou cidadã.

Partindo da premissa de que para aprender é necessário que a leitura esteja permeando esse caminho, podemos afirmar que qualquer que seja a natureza da aprendizagem, ela essencialmente estará acompanhada por um processo de leitura, que se apresenta de diferentes formas e por diferentes sentidos. Independentemente do sentido (significado) e dos sentidos (visão, audição, tato etc.) envolvidos nesse processo, as relações e interações do homem com a natureza e a cultura implicam em aprendizagem e encontram na leitura a sua essência.

Podemos, então, fazer algumas ponderações sobre aquilo que é o centro das nossas reflexões – a leitura. Etimologicamente, a palavra leitura vem do verbo ler, e em qualquer dicionário encontramos os seus significados: ato de ler / arte de ler / ação ou efeito de ler / aquilo que se lê. Tem origem no latim, do verbo legere, que, em sua primeira concepção, significava o ato de colher, ajuntar, armazenar. Nesse primeiro significado de legere podemos encontrar explicações através dos mitos, como o faziam os gregos e romanos. Hoje, tomamos a palavra com o significado de compreender, entender, perceber, identificar, reconhecer, discernir, saber etc., e nesta direção podemos caminhar.

No entanto, queremos ir mais além, e buscar uma leitura mais ampla, aquela que atribui sentidos. Uma leitura que, no encontro do leitor com o autor (texto), possibilita a atribuição de outros ou de novos sentidos. É assim, também, e principalmente, que queremos trabalhar a leitura, embora compreendamos que ninguém lê num texto o que quer ou do jeito que quer. Existe sempre uma intenção, mas é preciso que saibamos que o sentido pode ser outro e isso vai depender de nós.

Sendo legere, no vocabulário agrícola, o ato de colher e armazenar, legere no sentido de ler também pode ser colher e armazenar. Ao lermos alguma coisa, colhemos informações/conhecimentos e armazenamos na memória. Memória essa que cresce e se desenvolve com outras leituras, encontradas nos livros, nas cartas, nos filmes, nas poesias, nas pessoas, nas ruas, nas cidades, dentre tantos outros suportes. Entendamos, então, que lemos todas as coisas, da palavra escrita a qualquer imagem, som ou cheiro. O que lemos e o que compreendemos de tudo aquilo que se nos apresenta e, ainda, as possibilidades de leituras encontradas ao nosso redor, dependem do nosso acervo interior. São muitos os olhares e as leituras. Para cada coisa ou para cada pessoa existem leituras e olhares diferentes.

Ler, portanto, requer o aguçamento de todos os nossos sentidos, e as práticas leitoras interessam enquanto atividades que possibilitam uma significação dos diferentes textos, a socialização do homem, bem como contribuem para o exercício da cidadania.


Por Prof.ª Fátima Alencar Araripe (Professora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará e Coordenadora do Projeto de Extensão Clube da Leitura).

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