sábado, 19 de dezembro de 2009

Entrevista: Thalita Rebouças


Quando Thalita Rebouças decidiu largar o trabalho de assessora de imprensa para se dedicar à literatura juvenil, sua família foi categórica: "Vai morrer de fome! É o Brasil, ninguém lê aqui". O que ninguém esperava é que ela se tornasse a escritora brasileira que mais vende livros para adolescentes.

Quantos livros já foram vendidos? “Passei dos 400 mil”, afirma, entre sorrisos, a escritora carioca.

Em dez anos de carreira, Thalita conseguiu um espaço privilegiado na cabeceira de adolescentes – em especial das meninas que, além de acompanhar a escritora pela internet, vão aos lançamentos e fazem tietagem como se estivem na frente de ícone da TV. Pode-se dizer que a autora se tornou uma celebridade literária.

“As meninas, e alguns meninos, têm uma relação muito emocionante perto de mim. Eles se emocionam, vibram, choram, abraçam... Abraço de gente que fala para mim: ‘Eu odiava ler, passei a gostar de ler com seu livro’. E do meu livro vai para Jorge Amado, Rubem Fonseca, João Ubaldo, Shakespeare, Kafka...’”, declara a escritora, que neste ano teve livros da série Retratos de Malu (Fala Sério) publicados em Portugal, sob o título Que Cena.

"Adolescentes e pré-adolescentes estão definitivamente lendo mais. No começo da minha carreira, quando ia numa escola, eu perguntava: ‘Quem gosta de ler?’ Dois ou três levantavam a mão, meio envergonhados. ‘E quem não gosta?’ Todo mundo: ‘Ahhhh...’ Agora isso não acontece. As pessoas têm vergonha em admitir que não gostam de ler, acho isso o máximo. Viva Harry Potter!", defende.

Queiram ou não, Thalita é pop, e em um universo onde isso é escasso, a literatura.

Nenhum comentário: